PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fámilia, Estímulo & Resposta

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

Prezado Leitores e Amigos, inauguramos aqui o nosso Blog. Procurarei sempre "postar"  questões diretamente selecionadas à Família, Célula Mater da Sociedade, a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis de Mães. Pais ( a paternidade ) que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão. Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e confortadora "Lar, Doce Lar" não é mais do que uma amarga e vazia ilusão. Isso tudo parece caótico, uma realidade tão notória quanto as dificuldades que passamos no dia-a-dia na árdua tarefa de mantermos nossas esposas, maridos e filhos em consoante felicidade e bem estar. Pois bem, vou lhes dizer uma coisa, na sexta-feira passada estive presente em um compromisso particular, e por volta das 22:00 h liguei para minha esposa e pedi para que todos em casa estivessem prontos para passearmos. Logicamente a Esposa e Mãe interrogou onde iríamos, e respondi: - Não sei, vamos passear. Pois bem, todos entraram no carro e saímos pela Noite de Cuiabá, e durante o passeio realizei enquetes dentro do carro, perguntando onde cada um queria ir. Minha filha mais nova disse que queria ir à um lugar que “tinha brinquedo” (Coisa de uma Criança de 06 anos), a minha filha mais velha disse que queria ir à um lugar que pudesse conversar e ver o “movimento” da “moçada“ (Coisa de Adolescente) e minha Esposa disse que gostaria de escutar uma música sertaneja (Coisa de Mãe).
De certo poderia responder que não poderíamos dividirmos em três para estarmos “juntos em 03 lugares diferentes” , sem contar a minha escolha que não tive tempo de manifestar, porém, procurei aproveitar aquele espaço que existe entre o estímulo e a resposta, espaço este onde realmente somos racionais e donos de nossas atitudes, onde repousa o nosso arbítrio e o poder de escolher uma resposta, e nessa resposta encontrar o nosso crescimento e a nossa liberdade. Como Pai poderia usar de minha posição e decidir rapidamente pelo meu gosto, agindo praticamente como uma bexiga, que ao ser pressionada, estoura e ninguém mais pode brincar com ela, no entanto, usando da autoconsciência, da consciência, da imaginação e da vontade independente, ponderei uns 02 minutos procurando fundir todas essas atitudes do livre-arbítrio e surgiu-me a idéia de irmos passear em um local muito freqüentado em Cuiabá que possuía as três vontades que surgiram em minha família, onde passamos um bom tempo felizes e nos relacionando de forma familiar saudável, agradando a todos, aprofundando os vínculos entre nós. O que tem à ver esse acontecimento com este tema com o qual abrimos a coluna? Tem muito! Precisamos, enquanto Pais e Mães, aprendermos como decidir por meio de consenso as coisas da vida que envolvem as pessoas de nossas famílias, procurando estabelecer um critério de análise racional sem a explosão da resposta irracional tal como um selvagem que responde à seus estímulos. Precisamos aproveitar estes dons maravilhosos que somente ao Homem é dado, o de pensar e agir com liberdade de pensar, com liberdade de imaginar com consciência, deixando para trás aquelas decisões precipitadas expelidas pelos estímulos da vida Familiar, que em resumo , nada mais é que “parar para pensar”, decidir com certeza, deixar de amargar o arrependimento de uma decisão rápida e sem nexo.

Procuremos exercitar essa prática todas as vezes necessárias durante o dia sem tomarmos decisões impensadas, sem consenso com nossa Família. Passemos a exercitar o “pare e reflita”, o momento especial que nos dá a vantagem do raciocínio e do consenso. Consentir é ceder, e se todos cedem um pouco uma resposta única se fará, e com certeza agradará à todos. Tenham a certeza de que se praticarmos o “ pensar” antes da resposta de nosso estímulo, as mazelas que assolam a família passaram a ser apenas mazelas, e não fatos.

Bem, agora lhes dei um estímulo....pensem......dêem a resposta à sua família, estimulando o pensar antes de agir...!. Decidam em Consenso. Até a próxima!


Por M. J. Outeiro Pinto. Pai de Família , Consultor em Gestão Empresarial e Escritor.
AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

0 comentários:

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo