PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PÓS GRADUAÇÃO "LATO SENSU" EM MAÇONARIA - CONFIRA!!

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!
No primeiro Curso de Pós-graduação “Lato Sensu” de Filosofia e Fundamentação Maçônica do Estado de Mato Grosso, formaram no ano de 2009 14 alunos das três Obediências.

Construir uma sociedade justa demanda esforço de todos os segmentos, principalmente das instituições que têm papel filantrópico, fraterno e educacional. Assim, o ato de preparar adequadamente pessoas que vão atuar como formadores nas mais diversas áreas do conhecimento assume um papel dos mais relevantes no mundo contemporâneo.



Nas Lojas Maçônicas, a discussão filosófica e os conteúdos críticos da sociedade, são relativamente pequenos em função ritualista das sessões cotidianas, e também os assuntos administrativos das mesmas.



A perspectiva e a visão da necessidade de desenvolvimento de um espaço para discussão de aspectos da filosofia maçônica levou a construção de uma proposta em que se ofereceu um curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Filosofia e Fundamentação Maçônica. Tal curso buscou gerar momentos em que se promoveu o desenvolvimento da reflexão da concepção maçônica, o debate de conceitos e temas específicos. Neste sentido, para um maçom bem exercer tal função exige-se que ele tenha vocação pelo ato de ensinar e que seja bem preparado para o seu desempenho maçônico. Portanto, é mister não se perder de vista a necessidade de preparo humanístico aliado ao domínio da técnica, para se formar bons maçons.



O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso (GOEMT) em parceria com o Centro Universitário Cândido Rondon - UNIRONDON, com apoio do Grande Oriente do Brasil de Mato Grosso e das Grandes Lojas do estado de Mato Grosso, desenvolveu um curso de Pós-Graduação em Filosofia e Fundamentação Maçônica, com o propósito de valorizar os estudos maçônicos no Século XXI, abordando seus potenciais e oportunizando aos maçons do GOEMT e das potencias co-irmãs, reconhecidas pela Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), uma formação de alto nível com os melhores profissionais do Estado.



Durante o curso (2007 a 2009), buscou-se sempre uma reflexão, sobre o ensinamento maçônico, reabrindo um campo de discussão dinâmica e constante, cujas práticas sociais são múltiplas na sua diversidade, encontrando o elo que vincula entre si os módulos aqui organizados na aplicação do curso.



Os 03 (três) eixos deste curso de “Filosofia e Fundamentação Maçônica” foram definidos em relação aos conhecimentos básicos da área na sua relação com outros elementos que integraram os 11 (onze) módulos: 1-Eixo Filosófico: Maçonaria Filosófica, Maçonaria e Religião, Aspectos Gerais sobre Teologia e Filosofia; 2- Eixo Estruturante: Maçonaria Simbólica, Historicidade Maçônica, Ritos Maçônicos, Administração Maçônica; 3- Eixo Metodológicos: Métodos de Apresentação de trabalhos Maçônicos em Loja, Métodos e Técnicas Pesquisas, Orientação do Artigo Científico, Seminário de Conclusão de Curso.



O fio condutor teórico-metodológico que coordenou a diversidade do curso sustentou-se sobre o pressuposto de que a pesquisa e a discussão maçônica que vem envolvendo novos conhecimentos. Trazendo assim, um novo olhar na perspectiva cultural e política, envolvendo conceitos chaves como cultura, identidade e cidadania. Portanto, integrando com intensa complexidade as formulações sociais no interior de uma cultura maçônica e até, na hibridização com outras culturas.



O curso de Especialização Lato Sensu em “Filosofia e Fundamentação Maçônica” contou com uma área de concentração e quatro linhas de pesquisas. No ato da matrícula o aluno optou por uma área de concentração e uma linha de pesquisa para desenvolver sua pesquisa no decorrer dos dezoito meses de duração do curso de Especialização. Foram oferecidas as seguintes linhas de pesquisas:



1-ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SABERES MAÇÔNICOS



A presente área pretende dialogar a cultura maçônica a partir do espaço social e político, com as Lojas e as potencias em busca de uma identidade, com coesão social dos saberes e fazeres maçônicos respeitando as especificidades de cada Loja Maçônica.



Linha 1: MAÇONARIA SIMBÓLICA: A linha de pesquisa tem por objetivo estudar as simbologias, as alegorias e o ritos maçônicos.



Linha 2: MAÇONARIA FILOSÓFICA: A linha nasce da intenção de ser trabalhado o ensino da Maçonaria Filosófica em várias instâncias, como: o discurso político, pedagógico/institucional e, a construção das práticas educativas e (re)análise dos livros editados num olhar da Maçonaria Filosófica Contemporânea.



Linha 3:HISTORICIDADE MAÇÔNICA: Na referida linha, procura discutir sobre a História da Maçonaria Universal, História da Maçonaria Brasileira, a Antropologia e a Epistemologia dos saberes e as práticas nas Lojas Maçônicas. Portanto, procurando socializar essas experiências para a construção do conhecimento histórico e cultural maçônico.



Linha 4: ADMINISTRAÇÃO MAÇÔNICA: A linha pretende refletir sobre a planejamento e a organização dos trabalhos dentro da Lojas Maçônicas em consonância com o Regulamento Geral do Grande Oriente. E também, fomentar a discussão de projetos alternativos em busca da sustentabilidade administrativa da Loja



No final do curso em 2009, foram lançados dois livros com as monografias dos IIr.`. alunos, todos M.`.M.`., pertencentes as três Obediências do estado de Mato Grosso.



Em relação ao funcionamento do curso, a carga horária foi distribuída em 11 (onze) disciplinas totalizando 420 (quatrocentas e vinte) horas em sala de aula. A gestão pedagógica desse projeto de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Fundamentação Maçônica foi de responsabilidade do Centro Universitário Cândido Rondon, por meio da Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão que certificou o referido curso.


Artigo enviado pelo Irm. Medson Janer


AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

0 comentários:

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo