PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O SOLDADO BOINA AZUL É LEMBRADO POR CRIANÇAS MATO-GROSSENSES

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

234.JPG

Olá Meus Queridos Leitores,

Hoje vamos escrever sobre um dos Projetos a qual coordenei neste ano que se passou que considerei como um dos maiores projetos humanitários que realizei em minha vida . O Projeto começou em 24/05/2010 com o Lançamento do então chamado PROJETO SOLDADO BOINA AZUL, que pode ser conferido no post: http://mjouteiropinto.blogspot.com/2010/05/apresento-voce-o-soldado-boina-azul.html .

O leitor deve saber, logicamente , que sou Maçom e dentro da estrutura organizada da Maçonaria que segue a estrutura de poderes de Charles de Montesquieu, ( 18 de Janeiro de 1689 — Paris, 10 de Fevereiro de 1755,  que foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais. )

Essa estrutura tri-partida é formada pelos Poderes Judiciário Maçônico, Legislativo Maçônico e Executivo Maçônico, e sem me ater a detalhes quanto ao Judiciário e Legislativo, o Poder Executivo é chefiado por um Grão-Mestre e este possui seus secretários que lhe auxiliam na Gestão do Poder Maçônico, seja Estadual ou Federal.

Atualmente sou um dos Secretários do Grão - Mestre Julio Tardin ao Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, respondendo de forma adjunta às Secretarias de Comunicação e Informática, e de Orientação Ritualística ao Rito Schroder.

Diante de minhas atribuições junto a Secretaria de Comunicação, apresentamos o respectivo Projeto ao Eminente Grão - Mestre e este por sua vez decidiu por  despachar favoravelmente  o Projeto , autorizando o início da Campanha pela Secretaria de Comunicação.

Os Projetos Maçônicos, meus caros Leitores , nunca serão realizados de forma individual, sejam Projetos Humanitários ou Administrativos, estes sempre serão realizados dentro da Égide Fraterna a que a Maçonaria se propõe a disseminar em seu educandário aos mais jovens e antigos Maçons espalhados pelo mundo, e dentro desta concepção centenária, a Potência Maçônica passa a ser a catalisadora das aspirações de seus Obreiros associados e respectivamente das Lojas maçônicas jurisdicionadas, portanto a apresentação do projeto foi encaminhada para todas as Lojas Maçônicas associadas ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL MATO GROSSO, ficando então a cargo de cada uma delas e ou de seus Obreiros a decisão por participar do Projeto ou Não.

O Leitor pode considerar estranho haver a opção de "participar ou não" por parte das Lojas e ou Obreiros, porém é por aí mesmo que a Maçonaria coloca em prática a sublime tríade que se desvela em seus ideais universais: LIBERDADE - IGUALDADE - FRATERNIDADE, a qual sua aplicação começa "dentro de casa", deixando bem claro que Maçons não são "Homens de cabresto", ou seja, são Homens Livres em Lojas Livres, cabendo qualquer decisão somente por eles mesmos, ficando a Potência a qual são jurisdicionados somente como coordenadora e catalisadora de Projeto(s)

Muitas Lojas Maçônicas, Obreiros , Esposas de Obreiros, filhos(as) de Obreiros, Amigos(as), Vizinhos(as), entraram de "cabeça" no Projeto, acreditando nos resultados que poderiam proporcionar ao nossos Soldados que estão dedicando grande parte de seus conhecimentos para o bem da humanidade, usando seu braço forte com uma mão amiga para apoiar o povo haitiano.

Passaram-se 6 ( seis ) meses desde o Lançamento da Campanha, e conseguimos com o árduo trabalho de vários Irmãos Maçons, Lojas, Esposas de Maçons e outros voluntários mais, colhermos mais de 2.500 cartas em impresso próprio especificamente preparado para a ocasião, escritas por crianças, adolescentes, jovens, e etc..., todas destinadas ao Soldado Boina Azul, de forma genérica, sem nominar, buscando levar palavras de acalento , coragem e reconhecimento à estes Jovens Soldados a Serviço da Paz...

TEXTO CONTINUA APÓS AS FOTOS...

0266.JPG

MOMENTO DE EMOÇÃO NA LEITURA DAS CARTAS APÓS DISTRIBUIÇÃO


Cartas 06.JPG

CARTA ESCOLHIDA PARA DIVULGAÇÃO NO NOTÍCIÁRIO DO EXÉRCITO

 

Em 25/11/2010 , de forma oficial, representando o Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, com o apoio de Irmãos jurisdicionados ao GOB-DF, protocolizei no Quartel General do Exército - DF, na Divisão do COTER - Missão de Paz  (Comando Terrestre - Missão de Paz no Haiti) 2.505 “cartinhas” para serem entregues a cada Soldado Brasileiro em serviço de Paz naquele País, juntamente com ofício destinado ao Comando desta Operação e assinado pelo Grão - Mestre Julio Tardin e por mim, Secretário Adjunto de Comunicação do GOB - MT, explicando e enfatizando nossos objetivos perante aquelas simples "cartinhas", que muito emocionaram os militares ali presentes, que também foi registrado no Noticiário do Exército que pode ser conferido clicando aqui:

 

entrega1.jpg

 

Todas as Cartas foram embarcadas no dia 12/12/2010 no Rio de Janeiro em avião específico que iria levar suprimentos à Base Brasileira em Porto Princípe, sendo então todas recebidas pelo Ten. Cel. Gilvan Alves Flores Oficial de Comunicação Social do 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz/HAITI (BRABATT 2), que nos informou via e-mail  que todas as Cartas foram recebidas e estariam sendo distribuídas aos Soldados dos 1º e 2º Batalhões de Infantaria e para a Companhia de Engenharia, todos baseados no Comando Geral do Exército no Haiti, cumprindo o projeto de entrega de uma carta para cada Soldado Boina Azul Brasileiro.

 

02.JPG

 

03.JPG

 

Enfim, no dia 15/12/2010, o Sr.  José Carlos Braga de Avellar, oficial Coronel Comandante do BRABATT 2 no Haiti, enviou Oficio de agradecimento que pode ser conferido clicando aqui, ou conferido no "iframe" abaixo logo ao final deste POST, o que , neste ofício se pode perceber o destaque dado pelo Exército a negativa de nossa Instituição em sermos reconhecidos publicamente pelo trabalho, que nada mais é que o princípio basilar do Maçom já em grande evidência no seu primeiro contato ainda na iniciação: " O MAÇOM DEVE PUGNAR PELA PRATICA DESINTERESSADA DO BEM A FAVOR DA HUMANIDADE".

Cartas 01.JPG

Por várias vezes fui indagado sobre divulgar à Imprensa, exaltar o nome do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso , enfim, divulgar o evento às mídias nacionais e internacionais,  o que recusamos terminantemente, considerando que tudo que foi feito, foi pelo bem e não pelos "louros"...

Alguns fatos marcantes se destacaram no momento da entrega, tais como um Capitão que identificando o telefone de um Garoto em sua "cartinha˜, ligou imediatamente para ele, o que não acreditou de início, mas depois de comprovado que o Soldado estava falando do Haiti com o pai do garoto, ambos se emocionaram.  Vários e-mails foram enviados para aquelas cartinhas que continham o endereço digital. Segundo o Ten. Cel Gilvan, a Hombridade Heróica dos Soldados foram exaltadas pelos prantos de felicidade que cada um derramou em sua face, sem considerar a aura de amor , de esperança e de reconhecimento que cobriu todos os 2.500 Soldados em serviço naquele País hostil com sua gente.

Como registro oficial do evento para nossos Arquivos Maçônicos, pedimos que algumas fotos fossem enviadas, assim como vídeos que fossem possíveis serem realizados, e com isso compilei um modesto vídeo em homenagem à Conclusão do Projeto,que pode ser conferido logo abaixo ou no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=GwIEeihGUqo

Outro fato radiante de emoção que eu em particular, os funcionários do GOB - MT, o Grão - Mestre Julio Tardin , os Obreiros que recolheram as "cartinhas" e principalmente as Professoras que organizaram e orientaram as Crianças na construção do intento, foi a descoberta óbvia porém não tão explícita do sentimento solidário que entornam o bem viver de nossa gente, o Amor, o carinho e o sentimento de compaixão e amabilidade que está intrínseca no cerne do Brasileiro de qualquer classe social. Sentimentos expressos em palavras e frases muito bem construídas, originais e principalmente emanadas do sentimento fraterno latente no coração de cada um.

Tivemos a oportunidade de ler cada uma das 2.500 cartas por motivos óbvios antes de envelopá-las para entrega, um exercício difícil de segurar as lagrimas!!. Este é o Brasil que de fato somos.

Logo no fim da Campanha, recebi em minha caixa postal um e-mail com os seguintes dizeres, que vale a pena conferir, e acredito nos mostra de forma evidente os ideais e premissas que fizeram com que nosso País decidisse pelo apoio incondicional aquela Nação Amiga.

 

Esse filme foi premiado no Festival Internacional de Filmes Militares "Eserciti e Popoli" em Bracciano, na Itália, como melhor documentário na categoria Missão de Paz. 

Concorreram 25 países, com 60 filmes. E também vale a pena assistirmos, a qual pode ser visto aqui ou diretamente no site".

 

 

Antes de destacar o Vídeo, valho-me da oportunidade de destacar uma pequena comparação das Ações Militares Brasileiras com as Norte - Americanas, entre várias outras que tive a oportunidade de pesquisar e colher a confirmação diretamente com Soldados que lá estiveram em serviço nos últimos tempos, entretanto recomendo que sempre que possível acessem o endereço WEB www.exercito.gov.br e vejam em as Notícias do Haiti.

O Assunto que destaco é sobre a distribuição de  alimentares ao povo Haitiano, onde todas as Missões lá instaladas possuem dinamismo nos compromissos para com a própria Missão, e uma delas é a distribuição de Alimentos ao povo. Os Norte - Americanos, de forma geral distribuem a comida através de grandes helicópteros que suspendem uma grande rede com alimentos, e avançam nos ares das camadas mais pobres e carentes do Haiti. Lá chegando , soltam os alimentos abrindo a grande rede, e este se espalha pelo solo, onde os mais fortes recolhem mais comida ( Imaginem a cena de uma multidão de Homens, Mulheres, Crianças se aglomerando no mesmo local para "catar" o que conseguir em alimento.

No mesmo intento, o Exército Brasileiro, transporta estes alimentos através de Caminhões até estas mesmas regiões, estacionam as viaturas, os Soldados descem, organizam a fila, e distribuem um a um de forma organizada e mais humana.

Situações como essas de várias vertentes são comuns, e isso é que faz e fez do Brasil uma referência no Haiti e o Comando Geral da MINUSTHA.

Agora vejamos o Filme Premiado, clicando aqui ou abaixo em 2 capítulos:

FILME PREMIADO NA ITÁLIA

EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NO HAITI - PARTE 1

 

EXPERIÊNCIA BRASILEIRA NO HAITI - PARTE 2

Meus Leitores, obrigado é o que tenho que dizer à todos que acreditaram no Projeto, realmente foi uma experiência que ficará como legado.

MISSÃO CUMPRIDA!!

AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo