PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O TEMPLO MAÇÔNICO - REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DO TEMPLO DE SALOMÃO

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!
O TEMPLO DE SALOMÃO

Representação 3D do Templo de Salomão


Aproximadamente no ano de quatrocentos e oitenta, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, se iniciou a edificação da CASA DO SENHOR, ou seja o conhecido maçônico TEMPLO DE SALOMÃO, e este tinha a dimensão de sessenta côvados de comprimento, vinte côvados de largura e trinta côvados de altura.
Possui também janelas de gelósias fixas.
Foram edificadas câmaras contra as paredes, em redor, tanto do Templo como do oráculo; criando então câmaras laterais ao seu redor, que possuíam cinco côvados de altura, ligando-as diretamente à CASA DO SENHOR com madeira de cedro.
Criou-se também câmaras verticais, onde a câmara de baixo era de cinco côvados de largura, e a do meio de seis côvados de largura, e a terceira de sete côvados de largura; porque pela parte de fora da casa, em redor, fizera encostos, para que as vigas não se apoiassem nas paredes
Cobriu-se as paredes da casa por dentro com tábuas de cedro; desde o soalho da casa até ao teto tudo coberto com madeira por dentro; e cobriu o soalho com tábuas de cipreste.
E assim a construção foi se edificando com pedras já preparadas, e conforme as traziam assim se edificava de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na CASA DO SENHOR durante a construção.
Edificou mais vinte côvados de tábuas de cedro nos lados da casa, desde o soalho até às paredes; e por dentro as edificou para o oráculo, para o Santo dos Santos.
E o cedro da casa por dentro era lavrado de botões e flores abertas; tudo era cedro, pedra nenhuma se via.
E por dentro da casa, na parte mais interior, preparou o oráculo, para pôr ali a arca da aliança do SENHOR e, o oráculo no interior era de vinte côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de vinte côvados de altura; e o revestiu de ouro puro; também revestindo de cedro este altar.
A porta da câmara do meio estava ao lado direito da casa, e por caracóis se subia à do meio, e da do meio à terceira.
Cobriu-se a CASA DO SENHOR com pranchões e tabuados de cedro.
Também edificou as câmaras em volta de toda a casa, de cinco côvados de altura, e as ligou à casa com madeira de cedro.
E revestiu-se então a CASA DO SENHOR por dentro com ouro puro; e com cadeias de ouro pôs uma cortina diante do oráculo, e o revestiu também com ouro. Assim cobriu de ouro toda a casa, inteiramente, cobrindo também de ouro todo o altar que estava diante do oráculo.
E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados, sendo que a asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra asa de outros cinco côvados, portanto dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas.
Assim era também de dez côvados o outro querubim; ambos querubins eram de uma mesma medida e de um mesmo talhe. A altura dos querubins eram entã de dez côvados, colocando-os no meio da casa de dentro e, estes mesmo querubins estendiam as suas asas de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro querubim tocava na outra parede, e as outras duas asas se tocavam uma na outra no meio da casa.
Revestiu-se então revestiu de ouro esses querubins.
Todas as paredes da CASA DO SENHOR, em redor, lavrou-se de esculturas e entalhes de querubins, de palmas, e de flores abertas, tanto por dentro como por fora. Também revestiu de ouro o soalho da casa; por dentro e por fora. E à entrada do oráculo fez portas de madeira de oliveira; o umbral de cima com as ombreiras faziam a quinta parte da parede.
Também as duas portas eram de madeira de oliveira, sendo que lavrou nelas entalhes de querubins, de palmas, e de flores abertas, as quais também a revestiu de ouro, e também estendeu ouro sobre os querubins e sobre as palmas. Assim se fez então à porta do templo com ombreiras de madeira de oliveira, localizada na quarta parte da parede.
As duas portas eram de madeira de cipreste; e as duas folhas de uma porta eram dobradiças, assim como eram também dobradiças as duas folhas entalhadas das outras portas, lavrando-as de querubins, de palmas e de flores abertas, revestindo-as de ouro acomodado ao lavor.
Foi edificado o pátio interior com três ordens de pedras lavradas e de uma ordem de vigas de cedro.
Durante a edificação, o rei Salomão enviou um mensageiro e mandou trazer a Hirão de Tiro. Era ele filho de uma mulher viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de Tiro, que trabalhava em cobre. Era cheio de sabedoria, de entendimento e de ciência para fazer obras com e cobre.
Fabricou-se então duas colunas de cobre, onde a altura de cada coluna era de dezoito côvados, e um fio de doze côvados cercava cada uma delas.
Também fez dois capitéis de fundição de cobre para pôr sobre as cabeças destas colunas com a altura de cinco côvados
As ligas de obra de cadeia para os capitéis que estavam sobre a cabeça das colunas, sete para um capitel e sete para o outro capitel eram redes eram de malhas
Construiu-se então as colunas, juntamente com duas fileiras em redor sobre uma rede, para cobrir os capitéis que estavam sobre a cabeça das romãs.
Esses capitéis que estavam sobre a cabeça das colunas eram de obra de lírios no pórtico, de quatro côvados. Os capitéis, pois, sobre as duas colunas estavam também defronte, em cima da parte globular que estava junto à rede; e duzentas romãs, em fileiras em redor, estavam sobre eles.
Depois levantou as colunas no pórtico do templo; e levantando a coluna direita, pôs-lhe o nome de Jaquim; e levantando a coluna esquerda, pôs-lhe o nome de Boaz, e sobre a cabeça destas colunas estava a obra de lírios; e assim se acabou a obra das colunas.
Fez mais o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até à outra, perfeitamente redondo, e de cinco côvados de altura; e um cordão de trinta côvados o cingia em redor, e por baixo da sua borda em redor haviam botões que também o cingiam; por dez côvados cercavam aquele mar em redor.
O Mar de Bronze firmava-se sobre doze bois, três que olhavam para o norte, três que olhavam para o oeste, três que olhavam para o sul, três que olhavam para o leste; e o mar estava em cima deles, e todas as suas partes posteriores para o lado de dentro.
A Expessura era de um palmo, e a sua borda era como a de um copo, como de flor de lírios, e ele levava dois mil batos.
Fez também as dez bases de cobre; o comprimento de uma base de quatro côvados, e de quatro côvados a sua largura, com três côvados de altura. Esta era então a obra das bases; tinham cintas, e as cintas estavam entre as molduras, e sobre as cintas que estavam entre as molduras havia leões, bois, e querubins, e sobre as molduras uma base por cima; e debaixo dos leões e dos bois junturas de obra estendida. A base tinha quatro rodas de metal, e lâminas de cobre; e os seus quatro cantos tinham suportes; debaixo da pia estavam estes suportes fundidos, do lado de cada uma das junturas. A boca da pia estava dentro da coroa, e de um côvado por cima; e era a sua boca redonda segundo a obra da base, com um côvado e meio; e também sobre a sua boca havia entalhes, e as suas cintas eram quadradas. As quatro rodas estavam debaixo das cintas, e os eixos das rodas na base; e era a altura de cada roda de côvado e meio.
Havia quatro suportes aos quatro cantos de cada base; seus suportes saíam da base, e no alto de cada base havia uma peça redonda de meio côvado de altura; também sobre o alto de cada base havia asas e cintas, que saíam delas.
E nas placas de seus esteios e nas suas cintas lavrou querubins, leões, e palmas, segundo o espaço de cada uma, e outros adornos em redor.
Conforme estas medidas e lavra, fez as dez bases; todas tinham uma mesma fundição, uma mesma medida, e um mesmo entalhe.
Fez também dez pias de cobre; em cada pia cabiam quarenta batos, sendo que cada uma tinha quatro côvados.
Colocou-se então cinco bases à direita da casa, e cinco à esquerda, porém o mar pôs ao lado direito da casa para o lado do leste, na parte do sul.
Também fez Salomão todos os objetos que convinham à casa do SENHOR; o altar de ouro e a mesa de ouro, sobre a qual estavam os pães da proposição, assim como os castiçais, cinco à direita e cinco à esquerda diante do oráculo de ouro finíssimo, assim como as flores, as lâmpadas, os espevitadores, os vasos, os apagadores, as bacias, as colheres, os perfumadores as dobradiças para as portas da casa interior para o lugar santíssimo, e as das portas da casa do templo todos também de ouro.
Assim se acabou toda a obra que fez o rei Salomão para a CASA DO SENHOR; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado; a prata, o ouro, e os objetos colocando-os entre os tesouros daquele TEMPLO dedicado ao SENHOR
Então veio a palavra do SENHOR a Salomão, dizendo:
- Quanto a esta casa que tu edificou, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai.

I Reis Capítulos 6 e 7
( Compilado por: M.J. Outerio Pinto ( BLOG: " O Escritor Maçom" http://mjouteiropinto.blogspot.com/ )


AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

0 comentários:

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo