PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 11 de dezembro de 2010

A SAGA DA MAÇÃ!!!

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

image

Meus Caros Leitores,

Comprei um iMAC depois de 20 anos que conheci o MACINTOSH. Já está debaixo da árvore de Natal.!!

 

Veja a História da APPLE!!

A Apple é uma empresa norte-americana especializada em serviços de informática entre outras vertentes de mídias digitais.


A companhia foi criada em 1976 no estado da Califórnia por Steve Jobs e Steve Wosniak, amigos desde os tempos do colégio que mantiveram contato após os estudos. Ambos interessados em eletrônica acabaram se reencontrando quando trabalhavam no Vale do Silício, Califórnia. Wosniak trabalhava na HP – Hewlett Packard e Jobs na Atari.
A retomada da amizade dos dois amigos resultou na criação de um novo aparelho: um computador pessoal chamado Apple I. Jobs acreditava que o projeto da dupla tinha futuro e acabou fundando a marca Apple Computer.


Existem várias versões sobre a história da criação do nome Apple. Alguns dizem que o nome é homenagem a Isaac Newton, enquanto outros afirmam que a homenagem seria para Alan Turing, um dos pais da computação, que se suicidou após ingerir uma maçã envenenada com cianeto.


No ano seguinte, em 1977, Jobs e Wosniak lançaram seu segundo produto, o Apple II, um computador pessoal feito em caixa plástica e gráficos coloridos. O Apple II obteve mais sucesso que seu antecessor. A novidade foi lançada numa feira de informática local e foi bastante prestigiada. Foram até solicitados encomendas do aparelho.
Em 1978 aconteceu outro grande lançamento que marcaria a história de empresa, o Apple DiscII, o mais barato floopy driver, ou seja, um disquete que até então não era comercializado a um preço tão baixo.


Outro grande feito da Apple e seus parceiros ocorreu em 1979 após a lendária visita a Xerox PARC . Jobs e outros engenheiros desenvolveram o projeto Lisa, que redefiniu o conceito do computador pessoal até então. Jobs, porém não obteve sucesso no gerenciamento do projeto e foi excluído do Lisa pelo presidente a Apple, Mike Markkula. Jobs, que possuía apenas 11% das ações da empresa decidiu iniciar outro projeto deu início ao Macintosh - um computador pessoal de baixíssimo custo.
Na década de 1980 as vendas da Apple cresceram e a empresa conquistou certa estabilidade no mercado, chegando até a exportar seus produtos. O ano de 1980, especificamente, marcou o lançamento do computador Apple III.


Porém, em 1981 a Apple sofreu algumas dificuldades. As vendas da empresa caíram devido à saturação do mercado. Em consequência disso, houveram demissões de empregados. Ainda neste ano, Wozniak ficou afastado da companhia devido a um acidente aéreo e Jobs passou a ser o presidente da empresa.


No começo de 1983 John Sculley , até então presidente da Pepsi-Cola, tornou-se presidente da Apple. Embora Sculley fosse um empresário renomado, não tinha conhecimento da área de informática e logo entrou em desacordo com Jobs, que estava prestes a lançar o Macintosh. Apesar dos contratempos e a preocupação de Jobs em relação à indústria de softwares, o Mac teve uma boa representação no mercado e vendeu bem até o final de 1984, época em que os consumidores começaram a discutir sobre a capacidade do computador, que possuía pouca memória RAM. Isso só fez com que a relação de Sculley e Jobs piorasse.


Em maio de 1985 Jobs tentou obter o cargo de presidente da empresa novamente. O resultado final dessa intriga entre os dois gênios foi uma votação que disputava o cargo. Sculley ganhou e Jobs, furioso, pediu demissão naquele mesmo dia.


Na ausência de Jobs na Apple muitos danos ocorreram a empresa. Demissões, vendas em baixa, e até mesmo perdas judiciais, como no caso do confronto entre Sculley e Bill Gates sobre a interface do Windows 1.0 que eram praticamente idênticas. Gates acabou ganhando a causa com a ajuda de seu advogado.


O que fez a Apple dar a volta por cima foi o lançamento da LaserWriter, a primeira impressora PostScript (impressora que permite imprimir textos e imagens com diferentes padrões de qualidade) de baixo custo. Nesta mesma época foi criado também o PageMaker, um dos pioneiros softwares de Desktop Publishing. Esse conjunto de produtos e programas fez do Mac o computador ideal para editoração de pequeno custo.


Na década de 1990 o mercado estava infestado de clones de PC e suas configurações.  A Microsoft lançou o Windows 3.0, que era adaptável para todos PCs disponíveis no mercado. Como resposta, a Apple licenciou o sistema operacional MacOs.


Em 1991 a Apple lançou o computador Personal Digital Assistant (PDA), nomeado de “Newton” pela empresa. Sculley fez um grande investimento nesse aparelho que não obteve bons resultados, por exemplo, seu péssimo reconhecimento de escrita. Foi então que, em conseqüência disso, Sculley foi destituído de seu cargo e logo, em 1993, saiu da empresa.
Mesmo com a saída de Sculley, surgiram outros nomes antes da retomada de Jobs, como Michael Spindler, que deu um prejuízo de 68 milhões para a Apple em 1995 e Gil Amelio, ex National Semiconductor, que tentou fazer com que a empresa saísse do buraco, mas não obteve sucesso.


Foi então que em 1996, ano em que a empresa já estava com o prejuízo de mais de 740 de dólares, Steve Jobs retomou sua posição na Apple. Suas ações para erguer novamente a empresa necessitavam ser rápidas e por isso, ousadas. Jobs mudou as estruturas da Apple e cancelou a produção do Newton, renovou a diretoria, incluindo nomes como Larry Ellison, ex CEO da Oracle e ainda anunciou uma notícia radical: Jobs fizera uma aliança com a Microsoft pela troca de 150 milhões de dólares em ações da Apple. Juntas realizariam uma patente conjunta e cancelariam o confronto judicial pela cópia do GUI - Graphical User Interface.


Novas estratégias de marketing e lançamentos de produtos fizeram sucesso na empresa e ajudaram em sua retomada financeira, como a criação da Apple Store em 1997, que em um mês após seu lançamento esteve no ranking dos três maiores sites de eCommerce na Web. Nesse ano a Apple lucrou 44 milhões de dólares em ações.
Com as ações e vendas em alta, Jobs lança um de seus computadores mais prestigiados, o iMac. Outro sucesso de vendas foi o seu portátil iBook.


Depois de tantos altos e baixos a Apple se estabilizou no mercado, sempre se mostrando inovadora. A empresa lançou a linha de áudio iPod em 2001, junto com seu programa reprodutor, o iTunes e ainda, acoplado a esse sistema, o  iTunes Store, que facilita o usuário a adquirir vídeos, jogos, programas de TV,  filmes e músicas online.


A Apple entrou para o ramo de telefonia celular e lançou o iPhone, o telefone multifuncional da marca, criado em 2006 e comercializado em 2007.

E um de seus últimos lançamentos que obteve sucesso mundial foi multifuncional repleto de recursos e touch screen, o iPad, que começou a ser comercializado em 2009

AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo