PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 9 de janeiro de 2011

CORRIDA DE REIS EM CUIABÁ - UMA FESTA PARA A FAMÍLIA E PARA O BRASIL

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

MEDALHA.jpg

 

Prezados Leitores,

Hoje, domingo dia 09/01/2011, acordei às 07:30 e fui à AV. Historiador Rubens de Mendonça, pertinho de casa, umas duas quadras. No caminho me lembrei do grande Irmão Julio Tardin, que desde que o conheço não perde uma edição desta marcante competição atlética que acontece em Cuiabá, geralmente, na semana do Dia de Reis ( 06/01 ), e como imaginava, já estava ele pronto para assistir mais uma edição.

Como seu escritório fica na altura no nº 990 da AV. Historiador Rubens de Mendonça, por volta de 2,5 km da "CHEGADA" , me dirigi até lá e assistimos junto a famosa "CORRIDA DE REIS", logicamente, o Irmão Tardin estava com sua câmera fotográfica registrando vários momentos ( todas as fotos aqui foram tiradas por ele ) , foram mais de 480 fotos durante todo o tempo que lá estivemos, desde corredores profissionais até os mais esquisitos possíveis, cada qual com sua irreverência de " tirar o chapéu",  além é claro, conseguimos identificar vários de nossos Irmãos Maçons que estavam participando. Essas fotos os leitores poderão conferir nos slides abaixo ao final desde artigo/post.

 

A "CORRIDA DE REIS", em sua XXVII edição, organizada pela TVCA ( Rede Globo ), é considerada a maior competição de rua da Região Centro-Oeste, atraindo participantes do Brasil inteiro e até do exterior, com presença , geralmente dos Quenianos, cujos aproveitando suas estadias por conta da São Silvestre, aguardam a Corrida de Reis para voltarem à sua Pátria, marcando presença importante em cada edição até hoje.

 

Muita gente não deve saber, mas a Corrida de Reis em Cuiabá é a Competição Oficial que abre o Calendário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com trajeto de 10 km, partindo da Ponte Sérgio Mota e Chegada na Praça das Bandeiras logo após o Shopping Pantanal, com uma subida de quase 3,0 km antes da chegada.

 

NewImage.jpg

 

Foram um pouco mais de 2 horas, observando cada candidato que passou pela nossa linha de observação, desde os Atletas com Necessidades Especiais, categoria feminina e a categoria masculina. No início, todos eram bem distintos , pois a largada ocorreu primeiramente às 07:45 para os Atletas com Necessidades Especiais, às 08:00 h para a categoria Feminina e as 08:15 para a Categoria Masculina, a qual podemos já dar destaque ao Grande Atleta Frank Caldeira, que passou por nós aos 7,5 km de Corrida "cercado" por três quenianos, e manteve seu fôlego até bem próximo da chegada, e infelizmente os fôlegos dos quenianos foram maiores, e nosso grande atleta ficou em 3º Lugar.

 

 

FRANKEQUENIANOS.jpg

Momentos da passagem dos 4 melhores colocados em nossa linha de visão ( Acima ao destaque de Frank Caldeira )

FRANKAFRENTE.jpg

Não pudemos deixar de destacar por fotos, aqueles que fazem realmente a festa, não se preocupam com colocações, nem com prêmios e muito menos com condições atléticas,  estes são os atletas anônimos que dão um toque especial na Corrida, procurando cada qual seu segundo de fama, e fazendo sua solitária manifestação ou livre expressão de seus pensamentos, sem considerar , é claro, aqueles que estão lá para desafiarem sua própria capacidade de superação. Procuramos até brincar com cada pelotão, dizendo que depois do pelotão de Elite, formado por Atletas profissionais, vem o pelotão dos Amadores, dos Cansados, dos Marombados de Canelas Finas ( afinal eles esquecem que músculos pesam e precisam de sustentação ), da 3ª Idade, e por fim dos Barrigudinhos, onde cada pelotão que passava a circunferência abdominal era maior e davam outra conotação à corrida, transformando-a na "CAMINHADA DE REIS", e por fim, o nosso destaque principal, o último Lugar, que exatamente às 10:45 estava à pouco menos de 2,5 km da Chegada, sendo acompanhado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros , mas estava lá, terminando sua prova, enquanto se juntasse 2 ou até 3 pessoas que estavam no ônibus ( veículo que recolhe os cansados durante o percurso ), talvez chegaria à Idade desde senhor guerreiro e cheio de vontade.

Também não posso esquecer da imagem mais engraçada e criativa, um trenó feito de netinhos para puxar o vovô!! heheheheh. Vejam só abaixo:

 

VOVOPUXADO.jpg

TRENÓ DO VOVÔ

ULTIMO.jpg

O CORAJOSO ÚLTIMO LUGAR!!

O resultado final desta festa ficou assim: ( maiores informações podem ser obtidas em http://www.tvca.com.br )

Vejam os Slides abaixo após a colocação dos Atletas ou clique aqui para ir direto ao Picasa Google

 

PARABÉNS À TODOS OS CORREDORES, QUE NESTE POST RENDO MINHAS SINGELAS HOMENAGENS!!


Elite masculino
1 - Barnabas Kiplagat Kosgei (Quênia)
2 - Mark Korir (Quênia)
3 - Frank Caldeira de Almeida (Brasil)
4 - Marco Joseph Marco (Tanzânia)
5 - Paulo Alves dos Santos (Brasil)


Elite feminino
1 - Eunice Jepkirui Kirwa (Quênia)
2 - Cruz Nonata da Silva (Brasil)
3 - Simone Alves da Silva (Brasil)
4 - Fabiana Cristine da Silva (Brasil)
5 - Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa (Tanzânia)


Deficiente Físico
1 - Allender dos Anjos Souza
2 - Carlos Alves do Nascimento
3 - Eutálio Rodrigues de Amorim


Deficiente Visual
1 - Yeltsin Francisco Ortega Jacques
2 - Adirson de Castro
3 - José Bonifácio Soares Filho


Cadeirante
1 - Rogério Costa Lima
2 - Wanderlei Silva Rosa
3 - Edmauro Francisco da Silva

FOTOS POR JULIO TARDIN

AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo