PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 25 de abril de 2010

PEDRA POR PEDRA

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

ferramentas002

Meus caríssimos Seguidores do blog, hoje vou escrever com muita honra sobre  mais um livro alusivo à Maçonaria, e talvez a reação seja:  “ Mais um?” . No geral é verdade! São tantas as obras que tratam da Arte Real que muitas vezes chega a ser desanimador olhar as prateleiras desse tema. Maçons, historiadores, sociólogos, sacerdotes e tantos outros profissionais escreveram sobre ela. Ao menos isso sinaliza que há interesse na Maçonaria, que ela fascina alguns, espanta outros e incomoda a outros tantos.

Mas o livro que lhes apresento e que será lançado em 05/2010 pela          e-BookFast© não é um livro sobre a Maçonaria. Não trata da História da instituição, da separação de Obediências e nem mesmo da controvertida questão da Regularidade. O Autor é  um sociólogo por formação, meu Irmão Francisco Pucci de Curitiba – PR,  professor universitário por profissão e tendo sido iniciado já maduro (nos seus 45 anos) nos mistérios da Arte Real, teve a oportunidade de se confrontar com temas que lhe provocaram: ora por serem temas tratados pelas ciências profanas; ora por serem temas tratados pela Sociologia, especificamente; ora por entrarem em conflito com seus valores culturais e mesmo com seu modo sociológico de olhar o mundo e a vida. Além disso, tendo passado por todos os cargos em Loja e tendo sido Grande Orador e Grande Bibliotecário (ainda em exercício) da Grande Loja do Paraná; participando ativamente dos Corpos Filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito, perde-se a conta de quantas questões lhe foram trazidas por Irmãos curiosos, iniciantes e estudiosos, lhe obrigando a pesquisar e aprofundar temas que nem sempre ele conhecia.

Revisitando as questões referentes ao mito, à política, à tolerância, à ética, aos números e à própria educação do ponto de vista maçônico, reformulou muitos conceitos, abandonou outros mesmo não aceitando algumas opiniões correntes na Ordem. Como seu métier sempre foi a educação, isto é, o aprendizado e o ensino, sua vida maçônica não seria completa sem que expusesse suas reflexões ao crivo dos Irmãos. Em palestras, textos publicados em revistas maçônicas nacionais, com este livro já editado em papel pela Editora A Trolha e esgotado há algum tempo, tem alargado seu círculo de fraternidade na Ordem e aprendido muito com seus Irmãos.

Começando com “o caminho maçônico de Compostela”, passando por “Maçonaria – um ensaio filosófico”, “Maçonaria e Política” e “a Tolerância em bases lógicas”, o autor reflexiona, de tema em tema, até as questões da “educação para o século XXI”, uma “pequena análise sociológica do Ritual” e “contribuições a uma Pedagogia maçônica”.

Mas não trata só de educação ou Filosofia: também discute “mito e Maçonaria – uma necessidade bem atual”, “Rituais de Iniciação”, “União e Fraternidade”, “Cosmologia e Ética”.

Escreve ainda sobre temais básicos da Arte, como “Linguagem simbólica”, “a Coluna B”, “o avental”, a “Cadeia de União” e “Exaltação – a terceira iniciação”.

Como o leitor pode ver e sentir, este é mais um livro da categoria Livros Maçônicos, mas não é um livro sobre Maçonaria. Pretende provocar a reflexão e induzir à discussão, pois o maçom verdadeiro não pode se restringir a um “tempo de estudos”, pois nosso Templo é o Universo e nosso trabalho é a construção desse Templo. Logo, para o maçom todo o tempo é de estudo – de observação, reflexão, aprendizado e trabalho.

Se você leitor,  honrar o autor com sua escolha, ele agradecerá  e de antemão  garante que você não terminará a leitura deste livro sem que tenha gostado e refletido sobre ao menos alguns de seus temas.

Aguarde, em MAIO/2010 haverá o lançamento nacional do e-Book, e o ESCRITOR MAÇOM não deixará de alertá-los quanto a esse novo manancial de conhecimento.

“O ESCRITOR MAÇOM”

AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

0 comentários:

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo