PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 11 de abril de 2010

CINQUENTA REAIS!! ( A Pessoa dá à vida a dimensão dos seus sonhos ).

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

 

Disse Fernando Pessoa: A PESSOA DÁ À VIDA A DIMENSÃO DE SEUS SONHOS.

Há poucos dias um Irmão dirigindo-se a mim afirmou: CADA VOTO PARA SENADOR EM MATO GROSSO CUSTA R$ 50,00.

O assunto que antecedia a afirmação era o comentário quanto à predisposição de um Cidadão que se exoneraria de uma função pública relevante para pleitear em convenção político partidária uma vaga para concorrer nas eleições de outubro/2010 a uma das duas cadeiras ao Senado Federal por nosso querido Mato Grosso.

Fiquei pensando na afirmação do Irmão e no ato do Cidadão.

Sei que o Maçom tem por deveres essenciais o amor à família, a fidelidade e o devotamento à Pátria e a obediência à lei e que tem que combater terminantemente o recurso à força e à violência para a consecução de quaisquer objetivos.

Também sei que nenhum Maçom é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei e que a Maçonaria condena a exploração do homem, os privilégios e as regalias, e que enaltece o mérito da inteligência e da virtude, bem como o valor demonstrado na prestação de serviços à Ordem, à Pátria e à Humanidade.

Da mesma forma, sei que a Maçonaria afirma que o sectarismo político, religioso e racial são incompatíveis com a universalidade do espírito maçônico e que é dever universal do Maçom combater a ignorância, a superstição e a tirania.

Assim, pensando, primeiro na relação com o Irmão – a nossa irmandade está vinculada a um juramento que fizemos enquanto Iniciados Maçons – ato ritualístico a que todos os Maçons se submetem: a admissão de novos maçons tem dois momentos fundamentais – o CONVITE PARA O INGRESSO e o ESCRUTÍNIO SECRETO, ambos resultantes da qualidade do indicado e da sua disponibilidade enquanto base para ser o candidato ao ingresso na Ordem reconhecido como Homem livre e de bons costumes.

Ocorrem erros na seleção, porém, se há erro, no geral, ocorre também o auto expurgo, ou até a expulsão da Ordem, neste caso, depende muito daqueles que convivem com o fruto do erro - os membros da Loja, já que há a autonomia da Loja – uma regra que foge muito dos princípios seculares maçônicos, já que impostos pela Lei Civil Brasileira.

Mas e o Cidadão que pretende ser Político, ou melhor, e com o Político seria diferente ou é diferente do que pugna a Maçonaria?

O ato do Cidadão comentado quando afirma as suas intenções e cita a célebre advertência de Martin Luther King: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons, é do ponto de vista da doutrina Maçônica muito relevante, é importante saber que existe novos Idealistas buscando na Política exercer uma postura diferente do que muito se vê divulgado na mídia e se ouve de bocas pequenas quanto aos Políticos conhecidos como POLÍTICOS PROFISSINAIS.

Percebe-se em análise fria que muitos Políticos são PATRIMONIALISTAS e CORPORATIVISTAS, seus atos não cumprem o mínimo fixado na DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS adotada e proclamada pela resolução 217-A da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

Está patente que muitos Políticos não conhecem sequer ou ignoram o primeiro artigo:

Artigo I - Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Rui Barbosa alertava o Povo Brasileiro que o ideal consiste em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Assim, nossa Constituição chamada Constituição Cidadã prevê no seu artigo quinto que qualquer discriminação ou diferenciação arbitrária é vedada, sendo a liberdade tratada em diversos incisos.

Falta à classe política a prática desinteressada do ESPÍRITO DE FRATERNIDADE com vistas ao bem comum da Sociedade Brasileira.

A predisposição à prática do bem para o Coletivo Social não pode estar fora do agir dos Políticos, se estiver fora, com certeza o Político jamais perceberá a miséria absoluta ou a miséria intermediária que vive muitos dos nossos Irmãos Brasileiros.

O grande erro de muitos Políticos, aqui um recado ao Cidadão comentado, é em sendo eleito curvar-se subordinadamente a aliança com o patronato político - tornar-se propriedade de um Cacique, de um Dono de Partido ou pior ainda, de um Grupo Dono de Partido.

O Homem ou a Mulher que aspira ser PODER na forma do parágrafo único do artigo primeiro da Constituição Cidadã (Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição) deve aspirar o progresso da Sociedade Brasileira com Responsabilidade Social, do contrário será um indiferente que só pensa na fugaz vida, não pensa na morte.

… e assim o Maçom Johann Chrysostom Wolfgang Amadeus Mozart (1756 / 1791) vive em sua ópera Requiem, sob a temível trombeta do anjo Gabriel, o Juiz com todo o rigor extremar: O QUE FIZESTES COM OS TALENTOS QUE LHE FORAM CONFIADOS PARA DIMINUIR A DOR DA HUMANIDADE?

JULIO TARDIN

GRÃO-MESTRE DO GOB-MT

O ESCRITOR MAÇOM”

( Divulgado c/ devida autorização do autor )

AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

0 comentários:

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo