SACOS DE LIXO FEITOS COM JORNAL– FUNDAMENTAÇÃO DA RECICLAGEM.
Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades! |
Bom, nem preciso dizer que qualquer meio de comunicação tem também seu cunho social e humanístico, pelo menos é o que penso.
Hoje recebi dentre os inúmeros e-mails que recebo diariamente por força de meu Blog, Twitter, Facebook, Orkut, Myspace e outros sites de relacionamento sociais , uma orientação simples, rápida e criativa para se aproveitar o Jornal , sim, aquele amontoado de papel que sujam nossas mãos e nos traz um cheiro bem peculiar, que na verdade até gosto, me faz lembrar os tempos em que esperava ansiosamente a entrega todos os domingos, pois durante a semana era quase que impossível ter o tempo precioso para a leitura. Hoje basta um clique do Mouse e temos o acesso à Jornais de todo o mundo sem exceção.
Muito se tem usado folhas de Jornais ao longo do tempo em várias aplicações. Lembro-me que em Gincanas promovidas pela Escola que fiz meu primeiro grau (saudade dos Colégios Estaduais de outrora), em certos meses do ano promovia-se o recolhimento de Jornais para serem trocados na Cidade de Pedreira –SP por artefatos de cerâmicas que seriam usados como “prenda” nas barracas da festa. As industrias de Cerâmicas usavam o Jornal pra acondicionar as peças evitando o contato dentro das embalagens promovendo a segurança necessária para não quebrarem.
A Consciência ambiental e do reaproveitamento evitando desperdícios vem se consolidando a cada dia que passa e o que não falta é a CRIATIVIDADE, e graças à essa criatividade é que podemos, juntos, promover um mundo mais limpo e mais barato, sim , mais barato pois reaproveitando materiais que decerto seriam descartados, estamos economizando e promovendo limpeza.
Hoje se produz mais lixo do que temos em espaços para armazená-los, somente não entramos em colapso no quesito espaço porque queimamos grande parte do Lixo produzido, além, é claro, as próprias industrias da reciclagem colaborarem muito com isso, ou seja, reaproveitar grande parte do que descartamos, entretanto a queima do Lixo ou até mesmo o soterramento, geram reações químicas que são lançadas na atmosfera ou no solo ou prejudicando o Ar e ou a própria fertilidade do Solo, a camada de ozônio, enfim, não preciso explicar o ciclo completo da degradação.
Me lembro ainda, esta semana que passou, ter assistido à um documentário no Canal Discovery HD, onde um grupo de cientistas na Groenlândia desenvolveram uma manta refratária com um composto especial. Rolos desta manta , ora produzidos na Áustria, foram transportadas de Helicópteros 160 quilômetros para dentro do deserto de gelo inóspito do país partindo do local mais próximo civilizado.
Os Cientistas e pesquisadores cobriram um grande área, por volta, se me lembro, de 1 Hectare, deixando então por uma semana sobre o gelo daquela área. Após este período, eles retornaram e constataram que a manta fez com que 60 cm de gelo não fosse derretido em 7 dias. Isso nos mostrou que 60 CM de gelo foi derretido em uma semana na Groelândia Inteira, e esse gelo tornando-se água, foi desaguada no oceano , além é claro, de provocar descolamento de placas que formam os Iceberg´s ( Isso é assunto para especialistas ). Tudo po refetio dos “ rombos” que temos na camada de ozônio.
Vibraram todos com o resultado, porém logo veio o fenômeno do Circulo vicioso!!
Bom, para cobrir somente 30% da área da Groenlândia inóspita seriam necessários o investimento de aproximadamente 400.000.000.000,00 ( Quatrocentos Bilhões de dolares ), entre fabricação do tecido, deslocamento de pessoal, materiais e transportes. Em se tratando de salvar vidas humanas, vegetais e animais, e evitar o aumento do volume do mar em 7 Metros nos próximos e catastróficos anos a frente, seria uma cifra bem em conta, porém, é aí que entra o círculo vicioso, seriam necessárias 1.000.000 (Um Milhão ) de viagens de Helicópteros neste trajeto de 160 quilômetros somente para transportar os rolos do tecido sem contar o transporte de pessoas, equipamentos, materiais, alimentação e aí vai…. A combustão dos Helicópteros concentrada nesta região criaria um acúmulo contínuo de monóxido de carbono em toneladas suficientes para destruir a atmosfera que cobre a Groenlândia, ou seja, neste período adiantaríamos os 7 metros do volume do mar em apenas 5 anos….Que paradoxo estranho não é!!
Vejam só, usei este exemplo da pesquisa na Groenlândia para mostrar que a única maneira mesmo é a reciclagem, que não evita termos que queimar o Lixo, mas ajuda a nos dar mais um tempinho de vida para a natureza, pois a degradação é certa e somente a Natureza poderá nos dizer se estamos certos ou errados, mas isso demorará tempo o suficiente para os bisnetos de nossos bisnetos saberem. A Natureza é sábia, e com certeza, tal como um organismo vivo que procura fazer com que seu hospedeiro sempre sobreviva para ele mesmo poder viver, ela perceberá nossos esforços e nos recompensará com soluções menos drásticas.
Mas vamos agora ao assunto principal, pois “De grão em grão a galinha enche o papo” !!!, e acredito muito na fundamentação das coisas antes de entrar no assunto principal. Isso facilita o entendimento.
A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal.
Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí.
Veja:
Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. Para ver melhor os detalhes, clique na foto para aumentar.
Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.
Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:
Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:
Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!
Que tal?
Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!
Clique aqui e veja quantas coisas bacanas.