PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de março de 2010

HERALDICA DE UM BRASÃO DE UMA LOJA MAÇÔNICA “ CAVALEIROS DO MEIO-DIA”

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

Heráldica, como todos sabem é a ciência que estuda os diversos emblemas de um Brasão. Toda Loja Maçônica, em seu simbolismo, destaca em seu próprio Timbre/Brasão os emblemas que fazem à todos os seus obreiros lembrarem no íntimo de seu ser os seus objetivos como verdadeiros e legítimos construtores sociais.

Com isso, podemos já desmitificar muitas conjecturas acerca da Ordem e facilmente desvelar aquilo que é velado aos olhos dos leigos e profanos, facilitando e elucidando as dúvidas que pairam no ar…

A que viemos e vivemos?

maior2

Os Círculos: O Movimento circular é perfeito, imutável, sem começo nem fim, e nem variações, habilitando neste Brasão o próprio Tempo em uma sucessão contínua e invariável de instantes , todos idênticos uns aos outros, lembrando ao Obreiro Maçom que não há limites de tempo para suas ações transformadoras.

O Círculo Menor dentro do Maior: Por serem concêntricos representam as categorias do Ser, as hierarquias criadas , e para todas essas categorias, constituem a manifestação universal do Ser único e não manifestado, considerando então que sua totalidade é indivisiva, colaborando para lembrar ao obreiro Maçom a existência da hierarquia maçônica na condução dos trabalhos.

O Círculo Maior: Simboliza o próprio Céu e sua relação cósmica com a Terra, e no contexto do Timbre simboliza a atividade do céu, sua inserção dinâmica no cosmos, sua causalidade, sua exemplaridade, seu papel providente, as quais resumem todas as ações que devem ser tomadas nas decisões da Loja pertinentes a assuntos que exijam interferências político-sociais tanto para a nação brasileira, quanto para a humanidade.

O Círculo Menor: Simboliza o estabilizador que mantém a coesão entre a alma e o corpo, representa o próprio bracelete que guerreiros da antiguidade recebiam para garantirem que voltassem de suas batalhas com suas almas devidamente unidas ao corpo. É a própria garantia da ação inteligente dos Cavaleiros do Meio-Dia.

O Compasso: Simboliza para o Obreiro Maçom a prudência, a justiça, a temperança, a veracidade, bem como todas as virtudes fundadas na moderação.

O Esquadro: Simboliza para o Obreiro Maçom que deve agir sempre direcionado ao bem, para contigo, com seus irmãos e com a sociedade.

O Esquadro sobre o Compasso: Simboliza para o Obreiro Maçom, que o maçom mesmo galgando ao maior Grau de sua Evolução, ainda portará ao lado esquerdo de seu peito o distintivo como lembrança que suas ações devem ser moderadas e inteligentes, pois a perfeição da prevalência do espírito sobre a matéria ainda deve ser conquistada, se não, por todo o sempre.

Os Raios Solares: Em sua coloração amarela, simboliza o horário do 12:00 (meio-dia), onde espargem a emanação luminosa que se propaga a partir do ponto central entre o Esquadro e o Compasso, exprimindo uma influência fecundante, de ordem material e espiritual. É neste momento, às 12:00 h, em que o sol está a pino, em que a possibilidade de fazermos sombra sobre nossos semelhantes está calcada por nossos pés, simbolizando o ser humano em sua plenitude orgânica e intelectual, no zênite da razão, ciente de sua situação perecível e sua relação com o universo enquanto ser limitado pela materialidade

As Bandeiras do Brasil e do Mato Grosso: Ladeando a vértice do Esquadro, onde dar-se o movimento para a formação do Círculo, simboliza que a Loja deve estar pautando suas ações na defesa dos interesses nacionais e da humanidade, tendo como base o Estado do Mato Grosso , onde está sediada.

O Cavaleiro no Cavalo em posição de Combate portando a Flâmula da Vitória: Simboliza a própria natureza do Homem em sua função de combate com a única intenção de espiritualizar seus objetivos. Esta espiritualização sempre se realizará seja pela escolha de uma causa superior , ou por motivos nobres que revelará seu desejo de participar de um grande empreendimento que se distingue por um caráter moralmente muito elevado e de certo modo sagrado, conferindo um estilo à guerra, bem como ao amor e à morte. O Amor é vivido como um combate, e a guerra como um amor, tanto à um como à outro o cavaleiro sacrifica-se até a morte; ele luta contra todas as forças do mal, inclusive as instituições da sociedade, quando estas lhe parecem violar suas exigências interiores. O Cavaleiro não é apenas a imagem daquilo que um homem pode vir a ser, ele é também aquele que se deseja, aquele sobre cujo coração, terno e corajoso, se almeja repousar.

O “ M5 “ dentro do Pentágono: “M5” faz-se lembrar da epístola de Mateus, capítulo 5, o maior ensinamento de liderança proferido na história sagrada, onde o Mestre dos Mestres, Jesus, nos deixou lavrado em poucos versículos os segredos da Liderança pelo Amor, o cerne de toda a sua pregação na Terra. O Pentágono, representa o Pentateuco , os Cinco Livros de Moisés, outro grande Líder, que instituiu a liderança com agressões à matéria em uma época que o Olho por Olho e Dente por Dente imperava na sociedade. Ambos, o “M5” e o Pentágono em conjunto, simbolizam a evolução sagrada da Liderança Social, em seus primórdios rudimentares pela força, e de agora pelo amor Crístico. Um Cavaleiro sempre liderará seu combate com Amor e para a disseminação do verdadeiro e subversivo amor Crístico. Esse é o grande desafio, levar o amor verdadeiro, tendo por base o perdão e “amar o inimigo” sabedores que somos que os pressupostos para essa conquista é a conscientização de que estamos aqui nesta esfera com a única missão de evoluirmos em direção ao GADU, objeto de estudo da maçonaria, seu conceito superdeterminante.

“ O ESCRITOR MAÇOM”

Heráldica do Timbre da Augusta  e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros do Meio-Dia – 3933 – GOB - MT

AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

0 comentários:

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo