PESQUISE NO BLOG

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MÚSICA - A ARTE LIBERAL QUE UNE OS MAÇONS EM TODA A TERRA.

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!
MUSICA.JPG.jpg
Caros Amigos Leitores do Blog,
Hoje entro em exaltada galhardia em anunciar o Lançamento do CD Musical Organizado e Patrocinado pelo Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, Obediência Maçônica atuante no Estado de Mato Grosso com sede na capital Cuiabá.
Antes de iniciar qualquer resenha acerca do lançamento , vale salientar a seguinte nota contida na 4ª Capa do CD, caso paire alguma dúvida quanto a Direitos Autorais:

" ESTE CD NÃO PODE SER COMERCIALIZADO. NÃO VISA LUCRO. É UM REGISTRO FONOGRÁFICO EM HOMENAGEM À CULTURA MUSICAL DA MAÇONARIA INTERNACIONAL"

Fruto de um Projeto do Poder Executivo do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, com origem na necessidade de fornecer de forma organizada aos Maçons e Lojas Maçônicas composições musicais clássicas para serem ouvidas durante as Sessões Maçônicas , e também para compor musicalmente as Sessões Ritualísticas de Pompas Fúnebres, especificamente aos Ritos Escocês Antigo e Aceito e Adonhiramita.
A Idéia do projeto surgiu de forma inspiradora pelo Grão- Mestre Julio Tardin, que encontrando o Irmão Mestre Maçom e Músico Ney Arruda em uma noite do mês de AGO/2010 nas dependências do Palácio da Concórdia, sede desta obediência maçônica, indagou-o a possibilidade de ser produzido um CD Musical para atender a demanda ritualística em Sessões de Pompas Fúnebres, que de certa forma , muito embora possua um Ritual muito bem arranjado, não há um padrão orientativo quanto a demanda musicial que o Ritual exige ( Ritual de Pompas Fúnebres do Grande Oriente do Brasil - Edição 2001 ).
Aceitando o desafio, nosso Irmão Ney Arruda,  violinista profissional há 27 anos, especialista em mais três variações deste instrumento, Viola, Violinofone e Rabeca , estudou o respectivo Ritual durante aproximadamente 30 dias, procurando inspiração suficiente que lhe indicasse as melhores e adequadas composições a cada passagem deste Ritual, realizando então um trabalho profundo de pesquisa na história da Música Clássica em composições que aludiam a Morte e a Imortalidade.
Não satisfeito, procurou unir a histórica da música clássica com a história da maçonaria mundial e encontrou, além é claro,  daqueles mais evidentes maçons, tais como Mozart e Bethoven , outros tantos  compositores que também pertenceram a Ordem Maçônica, os quais muitos nem se conhecia suas condições maçônicas, selecionando então 18 Composições.
Conhecendo como conheço Maçons ávidos pelos desafios , principalmente aqueles que se entregam à obras humanitárias de qualquer tipo e ou objetivo, o Irmão Ney Arruda não foi diferente destes Maçons altamente comprometidos que conhecemos, pois não seria tão digno o projeto simplesmente compilando as músicas em arquivos MP3 e solicitando à uma gravadora a montagem do CD, ele preferiu encarar a dificuldade pelo amor à Música, à Ordem e,  principalmente aos seus princípios basilares que norteiam a busca da perfeição do Maçom, e resolveu gravá-las através de um dueto com o Pianista Prof. Msc. em Música Ângelo Souza de forma profissional em estúdio específico para tanto.
Até aí tudo bem, são músicos profissionais e seria muito fácil a interpretação musical se não fosse a dificuldade de conseguir grande parte das partituras que datam algumas do início do século XVIII, e ainda de compositores desconhecidos se comparados com Mozart e Bethoven, o que resultou  em ampliação da pesquisa para encontrar tais partituras, sendo algumas  enviadas por conservatórios no exterior de forma "scaneada", entretanto,  o problema não acabou por aí, muitas composições que estão no CD são composições realizadas para uma orquestra inteira e não apenas para um dueto Violino & Piano, o que então, o Prof. Ângelo Souza , usando de sua maestria musical, reduziu com muita astúcia algumas composições para adequarem ao dueto dos instrumentos Violino & Piano, resultando praticamente em peças inéditas no que diz respeito aos respectivos instrumentos utilizados para interpretação das Composições.
O encarte do CD foi maravilhosamente produzido com uma capa que destaca o Saudoso Irmão Wolfgang Amadeus Mozart , o símbolo tradicional do Esquadro e do Compasso e ao fundo a fachada do Palácio da Concórdia do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, e não fica por aí, a própria capa é também um pequeno livreto orientativo a utilização passo a passo do Ritual de Pompas Fúnebres do Grande Oriente do Brasil - Edição 2001, facilitando a operação do Mestre de Harmonia nas Sessão, destacando ainda fotos dos compositores, seus nomes, nomes das composições e principalmente dividindo essas mesmas composições nos períodos de evolução e estilos da música clássica, nos fornecendo uma "viagem" histórica musical.
Cabe aqui uma curiosidade, seja coincidência ou não, a própria evolução dos estilos é patente na ordem de execução do Ritual Fúnebre....Aqui algo que somente nós maçons poderemos compreender dado o sigilo do ritual, mas nada impede ao "não maçom" em sentir a evolução harmônica que é transmitida.
Para facilitar tanto o ouvinte apreciador da boa música, quanto o Maçom na execução do Ritual de Pompas Fúnebres, no link abaixo  poderá ser baixada a cópia de todo o encarte, que orienta a utilização de cada música segundo o Ritual. Por se tratar do Ritual do GOB, outras potências maçônicas também podem usar, bastando apenas adequação das músicas segundo respectivo Ritual adotado.
Neste link, além de apresentar a ordem de aplicação das músicas, o leitor poderá também ler algumas resenhas realizadas pelos Músicos, seus respectivos Currículos e principalmente a mensagem do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso em seu intento.
Agora, acredito possamos apreciar cada passagem musical do CD de forma virtual, aqui mesmo pelo BLOG ou baixando as respectivas músicas em seu computador, que estão numeradas de 1 a 19 e podem, assim como recomendo ouví-las na presente ordem apresentada, e vale ainda ressaltar que este escritor não está infringindo nenhuma lei autoral, dada a autorização prévia do Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, divulgada na Sessão de Lançamento do CD realizada na última noite de 26/01/2011, onde por um mal súbito do Venerável Mestre da A.R.L.S VITRIOL 4022- GOB - MT, e por ser o Primeiro Vigilante da Loja, tive a sublime Honra de conduzir os trabalhos. Uma experiência inigualável, senti-me deveras honrado , mas ao fundo uma tristeza me tocava pela ausência de nosso Venerável Mestre, tristeza esta amenizada pelo grande Sucesso do Lançamento imediatamente compartilhado com ele no próximo dia.

Clique aqui para baixar o encarte parte 1
Clique Aqui para baixar o encarte parte 2

Agora vamos as Músicas...e bom proveito à todos, eu em particular gostei muito da CHANTS SACRÉS - ADORE AND BE STILL

Fica aqui meus Parabéns ao Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, em especial ao Eminente Grão - Mestre Julio Tardin e os Músicos Ney Arruda ( Mestre Maçom ) e Ângelo Souza, Pianista.

PERÍODO BARROCO:

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Jean Philippe RAMEAU ( 1683 - 1764 ) - MENUET
Download aqui
NewImage.jpg

Composição do Irm. Mestre Maçom Sir Thomas Augustine ARNE ( 1710 - 1778 ) - HYMN ( UXBRIDGE, LONDON )

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Christoph Willibald GLUCK ( 1714 - 1787 ) - DANÇA DO ESPÍRITOS BEM AVENTURADOS.

PERÍODO CLÁSSICO:


NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Franz Joseph HAYDN ( 1732 - 1809 ) - TANTUM ERGO SACRAMENTUM
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Johann Chistian BACH ( 1735 - 1782 ) - GRAZIOSO
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Ignace Joseph PLEYEL ( 1751 - 1831 ) - ÁRIA ESCOCESA N. 01
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Luigi CHERUBINI ( 1760 - 1842 ) - AVE MARIA N. 01
Download aqui

PERÍODO ROMÂNTICO:

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Ludwig van BETHOVEN ( 1770 - 1827 ) - ADÁGIO DA SONATA OP.27 N. 02
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Johann Nepomuk HUMMEL ( 1778 - 1837 ) - MARCHA
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Felix MENDELSSOHN ( 1809 - 1847 ) - CANÇÃO SEM PALAVRAS
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Franz LIZT ( 1811 - 1886 ) - LIEBESTRÄUME
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Charles François  GOUNOD ( 1818 - 1893 ) - CHANTS SACRÉS - ADORE AND BE STILL
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Wolfgang Amadeus MOZART ( 1756 - 1791 ) - KYRIE N. 1 DA GRANDE MISSA EM DÓ
Download aqui

PERÍODO MODERNO:

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Franz Wilhelm ABT ( 1819 - 1885 ) - BERCEUSE N. 05, OP. 31
Download aqui


NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Sir Arthur SULLIVAN ( 1842-1900 ) - THE LOST CHORD
Download aqui

PERÍODO NACIONALISTA:

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Jean SIBELIUS ( 1865 - 1957 ) - ROMANZA
Download aqui

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Wolfgang Amadeus MOZART ( 1756 - 1791 ) - MASONIC FUNERAL MUSIC KV 477
Download aqui

FAIXA BÔNUS :

NewImage.jpg
Composição do Irm. Mestre Maçom Wolfgang Amadeus MOZART ( 1756 - 1791 ) - SONATA IV PARA PIANO E VIOLINO KV 300 c ( 304 ) PARIS, 1778 - I - ALLEGRO II - TEMPO DI  MINUETTO.
Download aqui




AVISO: Não deixe de Visitar o site de nosso Patrocinador, A GOLDSTAR JÓIAS - Nos ajude a manter o BLOG.
Clique 
aqui e veja quantas coisas bacanas.

Comente a Postagem Aqui:

Related Posts with Thumbnails

O Escritor Maçom no Mundo

  ©O ESCRITOR MAÇOM - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo